Os bebês notadamente têm a interessante capacidade de dormir e acordar em horários impróprios. Isso se deve, em parte, porque eles ainda não desenvolveram completamente o seu ritmo circadiano.
Ao nascer, os padrões de sono do bebê não seguem o ciclo natural de dia e de noite. Pode levar alguns meses antes de os bebês se tornem totalmente adaptados para o dia de 24 horas. Até que isso aconteça, os bebês podem ficar acordados por longos períodos durante a noite.
Entretanto, existe uma razão mais importante para esse sono aparentemente incomum da criança. O sono do bebê é simplesmente diferente do nosso! Em comparação com os adultos, os bebês passam muito menos tempo em sono profundo e seus ciclos de sono são muito mais curtos. Dessa forma, os babys são facilmente despertados.
E então? Quais as implicações práticas disso tudo?
- Comparado com um adulto, os bebês tem um sono muito mais leve! O sono REM, que é de fácil despertar, são em maior proporção
- Nos primeiros 25 minutos de sono do bebê eles são facilmente despertados, e por isso pode ser tão difícil mudar a posição ou local em que o bebê está dormindo sem acordá-lo.
- Os bebês podem despertar a cada 50 minutos mais ou menos. Se você tiver sorte, esses despertares são apenas leves e seu bebê volta logo a dormir. Mas pode acontecer do bebê despertar completamente e você ter que começar novamente todo o processo de colocá-lo para dormir.
Respire fundo e pense que isso melhora com o tempo e que esse sono leve do bebê é super importante para o seu desenvolvimento cerebral.
A maternidade
A Importância da Rede de Apoio para o sucesso da Amamentação
Como uma mãe se sente nas primeiras 24 horas após o parto?
Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados **
Sem comentários