media

Calor, verão, férias, praia, piscina, crianças…e muitas dúvidas! Pensando nas muitas dúvidas que surgem relacionadas ao verão com bebês e crianças, escrevemos esse post! Temos certeza que lhe ajudará a tirar algumas dúvidas!


Meu bebê está acordando mais e super incomodado na hora de dormir, é normal?

O calor pode ser realmente algo que atrapalha o sono do bebê, pois eles de fato ficam incomodadas, acordam mais vezes, e ainda tem mais sede! 

E na hora de dormir? Posso usar ar condicionado?


Uma dúvida muito comum nessa época de verão é: ar condicionado faz mal para as crianças?  Calma! Não precisa sofrer com o calor! Caso você tenha esse recurso, use-o corretamente. Mantenha o filtro do ar limpo, e a temperatura deve ficar em torno de 24–26C. Se ficar mais fresco o quarto, mantenha o bebê com uma roupa adequada pro ambiente. O ar condicionado deixa o ar mais seco, então use também um umidificador de ar junto.

O ar condicionado tem a vantagem de ainda  espantar os mosquitos também.


Não tenho ar condicionado, posso usar ventilador?

Sim, com certeza! O ventilador pode ser usado em bebês e crianças, apenas direcione o vento de forma que ventile o ambiente e evite o vento direto no bebê.

Climatizadores tem ventilação com umidificador e geralmente conseguem refrescar um pouco melhor o ambiente.

O cuidado com a limpeza segue da mesma forma, com o ambiente limpo e o ventilador limpo, e o climatizador com filtro limpo.


Meu filho parou de comer nesse calor! É  normal?

É super normal o apetite reduzir no verão, pois o metabolismo do nosso corpo muda, e precisamos de mais líquidos, a pressão arterial tende a ficar mais baixa e há menor consumo energético basal (claro que crianças não param quietas, mas no geral há menos gasto calórico).

Uma forma de driblar isso é dar muito líquido, frutas e comidas mais leves e frias, como saladas, legumes, como tortas de legumes e carne, servidos frios também!

Além disso crianças querem brincar o tempo todo e mal lembram de comer! É importante evitar que fiquem beliscando entre as refeições, pois pode tirar completamente o apetite. Não force, use a criatividade e tenha paciência redobrada!


Bebês podem entrar na piscina ou no mar a partir de qual idade?

O ideal é que o bebê seja monitorado com segurança e principalmente: use o bom senso!  Um bebê menor de 3 meses dificilmente conseguirá aproveitar uma piscina ou o mar, e além disso é muito recém-nascido para frequentar esses lugares, certo? Uma idade interessante é em torno dos 6 meses, por algumas razões:

- O bebê já consegue sentar sozinho, ou seja, você consegue colocá-lo apoiado numa piscina inflável no quintal de sua casa, para refrescar, ou entrar com ele na piscina do prédio, condomínio ou clube, desde que com segurança e usando devidamente o protetor solar e roupas UV.  O bebê ja consegue ficar sentado sobre uma toalha na praia, claro que nos horários de sol mais amenos.

- O bebê já tem uma boa parte das vacinas, o que o permite ficar em lugares com maior concentração de pessoas, com uma certa segurança.

- O bebê a partir de 6 meses já pode usar protetor solar e repelente de insetos, o que confere uma maior proteção ao ir à praia ou à piscina.


É uma fase tão gostosa de aprendizado, e o bebê ter contato com a natureza é algo muito importante também!


Por fim, procure seguir a orientação do seu pediatra quanto à idade recomendada, ok?


Texto extraído do blog Pediatria Descomplicada.

Comentários: 0

Sem comentários

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios são marcados **